sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alienação


Conceituação de Alienação:
A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto. A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios. A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de si. # Marx chama de alienação do trabalho é o fato de o trabalhador não se enchergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu trabalho.O que mantém esse processo de alienação é primeiramente o fato de o capitalista possuir os meios de produção, á propriedade privada dos meios de produção, uns possuem e outros não.E segundo porque, como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence, a força de trabalho, para assim poder sustentar a família.Dessa forma o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, ele precisa que o capitalista compre a sua força de trabalho.
No sistema capitalista, o trabalhador que produz a mercadoria não usufrui dela, quem faz isso é o capitalista, que se apropria da produção social.
Trabalho e Lazer Alienado:
O processo de alienação na sociedade industrial afeta também a utilização do tempo livre destinado ao lazer. A indústria cultural e de diversão vende peças de teatro, filmes, livros, shows, jornais e revistas como qualquer outra mercadoria. E o consumidor alienado compra seu lazer da mesma maneira como compra seu sabonete. Consome os “filmes da moda” e freqüenta os “lugares badalados” sem um envolvimento autêntico com o que faz. Agindo desse modo, muitos se es­forçam e fingem que estão se divertindo, pensam que estão se divertindo, querem acreditar que estão se divertindo. Na verdade, “através da máscara da alegria se esconde uma crescente incapacidade para o verdadeiro prazer
Consumo Alienado:
Bens e serviços existem para satisfazer as necessidades das pessoas. No entanto, na sociedade capitalista, da mesma forma que há o trabalho alienado também há o consumo alienado, decorrente da super-produção, tendo os meios de comunicação de massa como principal disseminador desta problemática.

8 comentários:

  1. A alienação no lazer mudou muito a cultura e a diversão, vendendo livros , filmes e musica afetando assim o tempo livre destinado ao lazer.

    ResponderExcluir
  2. *Alienação é uma ligação entre sujeito, objeto, e condições espécificas.Sendo assim o homem evoluiu de acordo com seu trabalho, e dessa maneira está sempre aprendendo uma nova lição.
    *Isso mesmo Lucas, o sujeito compra seu lazer através da propaganda e acaba sendo afetado sem ele mesmo perceber, ou seja, seu lazer é manipulado.

    ResponderExcluir
  3. Segundo Marx, a alienação do trabalho é o fato de o trabalhador não se enchegar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, ele não possui os meios meios de produção que pertence ao capitalista, que o separa desse produto. Por isso o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, pois o capitalista compra à sua força de trabalho, e nesse sistema capitalista, o trabalhador produz a mercadoria mas não usufrui dela.
    Concordo com os meus colegas, pois no lazer alienado o sujeito através da propaganda, afeta, "manipula" o lazer das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo o ponto de vista de Marx,a alienação do trabalho quer dizer, que o trabalhador não percebe o final do seu trabalho, realiza o mesmo por obrigação, já que depende do capitalista para isso, melhor dizendo não tem satisfação no que produz.

    ResponderExcluir
  6. Entendo o que o Danilo quis dizer, é que sujeito alienado seria aquele que usa seu sentimento de acordo com o que é imposto à ele, não tem "sentimento próprio".

    ResponderExcluir
  7. Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Ou seja uma pessoa alienada é aquela que age sem pensar ou perceber seus atos, pode ser comparada como um ser sem sentimento próprio como meu amigo Véber disse.

    ResponderExcluir
  8. Como o Lucas disse, a alienação é uma formar da pessoa viver só pelo trabalho, essa pessoa se desliga do mundo sem perceber seus atos.

    ResponderExcluir